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By Ferramentas Blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Projeto PET - Saúde UFPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA PREFEITURA DO RECIFE



Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

PET Saúde UFPE








 






Em resposta ao Edital nº 12 de 3 de setembro de 2008

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Ministério da Saúde





Projeto PET Saúde UFPE
Universidade Federal de Pernambuco
Secretaria Municipal de Saúde do Recife – PE


Coordenação: Prof. Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida
e-mail: rodrigocariri@yahoo.com.br



Cursos envolvidos:

Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social (Ementas, Disciplinas e Períodos em planilha anexa).


Descrição do projeto:

Apresentação:

A Universidade Federal de Pernambuco apresenta ao Ministério da Saúde – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde o Projeto PET Saúde UFPE – Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde, em resposta ao Edital nº 12 de 3 de setembro de 2008. Atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde e a legislação específica, vem por meio deste ratificar seu compromisso na formação de profissionais de saúde e propor estratégias de fortalecimento das atividades de ensino pesquisa e extensão no âmbito do SUS.

A UFPE vem acompanhando as mudanças na graduação a partir da publicação das Diretrizes Curriculares de seus cursos e dos Projetos e Programas de incentivo às mudanças na formação do Ministério da Saúde. O curso de Medicina foi um dos 20 cursos em todo Brasil a participar do PROMED. Em 2008 este processo se amplia com a ampliação do Pró-Saúde para todos os cursos da área da saúde.

No campo da Pós-graduação a UFPE vem realizando várias pesquisas no cenário do SUS e desde 2006 conta com um programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, também em resposta a convocatória do MS/SGTES. Antes deste programa e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde formou cerca de 200 profissionais especialistas em Saúde da Família. Como amadurecimento deste processo propõe agora um programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família em processo final de implantação.

Neste contexto se propõe o Programa de Educação pelo Trabalho – PET-Saúde, complementando as ações com o reconhecimento dos profissionais que durante todo esse período vêm acolhendo os estudantes e apoiando as ações de ensino em serviço.

Recife, conta hoje com 240 equipes de saúde da família, todas concursadas através de concurso público realizado no ano de 2007. Acolhe nesta rede estudantes de diversas instituições de ensino superior de todo estado de Pernambuco. Diante da importância da rede de Recife para a formação dos profissionais de todo o estado a Secretaria Municipal vem, ao longo dos últimos 8 (oito) anos, desenvolvendo estratégias de qualificação pedagógica de sua rede através de capacitações, cursos e atividades cotidianas. Como amadurecimento deste processo, publicou no ano de 2007 orientações gerais para a inserção de profissionais em formação formulado por um grupo de trabalho composto por seus diretores e representantes das Instituições de Ensino Superior - IES do estado. A SMS Recife acompanha também os projetos PROMED e Pró-Saúde, além de albergar as Residências de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família.


Objetivos:


 Aprofundar e fortalecer as relações de integração ensino e serviço entre a Universidade Federal de Pernambuco e o SUS do município do Recife.

 Ampliar e desenvolver espaços de ensino-serviço entre os cursos de graduação da UFPE, fortalecendo o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde - UFPE.

 Contribuir com os processos de gestão do SUS, com ênfase na Atenção Básica como proposta de inversão de modelo tecno-assistencial vigente.

 Construir experiência de pesquisa aplicada a atenção básica.


Atividades:

O ensino da graduação na área da saúde, na Universidade Federal de Pernambuco, dá-se em todos os cursos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde, salvo o curso de Medicina Veterinária. Estes cursos são oferecidos por 3 centros acadêmicos: o Centro de Ciências da Saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional), o Centro de Ciências Biológicas (Biologia e Biomedicina), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Serviço Social) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Psicologia) . Em diversas etapas da formação, os estudantes participam de diferentes formas de inserção no Sistema de Saúde e são convidados a refletir sobre a Política de Saúde em que se insere.

Em resposta às Diretrizes Curriculares vigentes e incentivadas pelo Projeto de Reorientação da Formação na Área da Saúde (Pró-Saúde) do Ministério da Saúde, os cursos vêm ampliando sua interface com o SUS à medida que atravessam diferentes processos de reformas curriculares. Assim como define a Constituição Federal, a ordenação da formação de Recursos Humanos é competência do Sistema, e este tem estabelecido como prioridade para a Reorientação da Formação a ênfase na Atenção Básica. Em resposta a este entendimento, os processos de reforma curriculares vêm ampliando enormemente sua participação na Atenção Básica, tomando-a como campos de práticas e reflexões sobre a organização e o trabalho na Estratégia de Saúde da Família.

     - Atividades de Fortalecimento da Reorientação da Formação com Ênfase na Atenção Básica.

Este projeto se propõe a fortalecer e integrar as atividades vigentes e apoiar a implantação de novas atividades curriculares nos cursos de graduação da UFPE em consonância com o Pró-Saude e respeitando a autonomia dos processos de reforma curricular de cada curso. Para tal sugere a criação de duas linhas de ação com atividades de ensino, pesquisa e extensão;



1. Aprofundamento e integração das atividades curriculares dos cursos de graduação com inserção na atenção básica no ano letivo de 2009;

2. Promoção de novos espaços de inserção e ativação de processos de mudança nas demais atividades.



Linha 1.

A partir da matriz de análise curricular apresentada em anexo, propõe operar processo de integração curricular, preferencialmente orientados pelas bases territoriais do Programa de Saúde da Família do Recife. Para isto prevê a realização de um seminário de pactuação da prática pedagógica em serviço. Como produto final deste encontro pretende-se estabelecer os instituintes da prática em serviço e o papel dos educadores envolvidos no processo (tutores e preceptores).


Linha 2.

Durante a execução da primeira linha de ação e a partir da identificação de novos possíveis espaços de atuação e de inserção curricular, pretende implementar novas práticas de ensino em serviço, desencadear e desenvolver os processos de mudança em curso.


     -  Atividades de Pesquisa.

O ensino em uma Instituição Pública de Ensino Superior, em especial em uma Instituição Federal não se dissocia da atividade de pesquisa, assim, à medida que os cursos de graduação vêm reformulando suas estratégia de ensino e seus campos de aprendizado prático e vivencial, vêm desenvolvendo projetos de pesquisa e estudos sobre a Atenção Primária e sobre a Formação em Saúde (vide anexo).

A partir da proposição deste projeto os cursos de graduação se propõem a desenvolver linhas de pesquisa, em ambiente interdisciplinar apresentadas a seguir:


 Gestão do Cuidado. Linha de pesquisa que se propõe a estudar a experiência de pensar e intervir sobre a micropolítica do trabalho vivo em saúde. Tem por objeto mais próximo e imediato a micropolítica do trabalho das equipes de saúde da família e suas relações com os espaços de gestão dos serviços e do sistema de saúde. Ademais, se dedica também ao estudo dos fluxos assistenciais e suas repercussões nos processos de saúde e doença e nos processos organizacionais da gestão.

 Clínica Ampliada. Estudos clínicos de um referencial ampliado de saúde exercitando uma interdisciplinaridade solidária no compartilhamento de processos decisórios e de produção de autonomia.

 Educação em Saúde, Promoção à Saúde e Educação Popular e Saúde. Pesquisas sobre a história e os processos de mudança da formação profissional em saúde no âmbito da UFPE. Desenvolvimento de tecnologias educacionais em conformidade com os referenciais éticos e científicos vigentes. Aperfeiçoamento de estratégias de formação docente. Visa também estudar e consolidar experiências de ensino em comunidade e analisar criticamente seus aspectos pedagógicos, políticos, e sanitários.

 Epidemiologia, Vigilância à Saúde e Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de Ferramentas e Dispositivos Tecno-operacionais para a Gestão, Ensino e Atuação na Atenção Básica.

Além dos estudos já em andamento e do acompanhamento crítico do presente projeto os cursos participantes se comprometem com o desenvolvimento de 3 estudos específicos propostos pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir da resposta ao edital deste projeto:

• Estratégias de Redução da Prevalência e Morbi-mortalidade por Sífilis em Recife-PE;

• Estratégias de Redução da Prevalência e Morbi-mortalidade por Câncer de Colo do Útero em Recife-PE;

• Estudos sobre condicionantes da prática em saúde: a ética e o processo de desprecarização do trabalho na Atenção Básica em Recife-PE.


Núcleos de Excelência Clínica Aplicada.

Para a gestão dos processos de ensino-pesquisa-extensão na Atenção Básica, e de acordo com o Edital que solicita este projeto fica estabelecido no âmbito do Centro de Ciências da Saúde da UFPE o Núcleo de Excelência Clínica Aplicada a Atenção Básica com a seguinte composição:



-  Representante da direção da faculdade – Prof. José Tadeu Pinheiro. (Diretor do Centro de Ciências da Saúde);

-  Professores e/ou pesquisadores vinculados aos cursos de graduação integrantes do PET-Saúde:

                 Prof. Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida. Curso de Medicina, coordenador do projeto e da linha de pesquisa de Gestão do Cuidado;

                 Profª Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos, Curso de Enfermagem e coordenadora da linha de pesquisa Clínica Ampliada;

                 Profª Mônica Rodrigues Costa, Curso de Serviço Social e coordenadora da linha de pesquisa Educação em Saúde, Promoção à Saúde e Educação Popular e Saúde;

                 Profª Elaine Maria Ribeiro de Vasconcelos, Curso de Odontologia e coordenadora da linha de pesquisa Epidemiologia, Vigilância à Saúde e Tecnologia da Informação;



- Preceptores da Estratégia de Saúde da Família:

               Dr. Izaías Francisco de Souza Junior. Médico de Família e Comunidade. Coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFPE, Preceptor da USF Coqueiral CNS 980 016 280 269 111;

               Dr. Vitor Hugo Lima Barreto. Médico de Família e Comunidade. Coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFPE, Preceptor da USF Coqueiral CNS 908 016 277 394 555 (suplente);

               Dra. Márcia Gallisa Guimarães. Médica Geral Comunitária e Preceptora da USF de San Martin CNS 170468828410004 (suplente);

               Dra. Ticiana Cardoso Alves Borba, Enfermeira com Residência em Saúde da Família e Preceptora da USF Emocy Krause CNS 204324667240000;


Residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade:

             Dr. Gustavo Godoy Magalhães. Residente do 2 ano de MFC-UFPE;

             Dra. Maria Martins Alessio. Residente do 1 ano de MFC-UFPE;



-  Representante da Secretaria Municipal de Saúde;

-  2 estudantes bolsistas.



Estratégia de Auto Avaliação:

O presente projeto se propõe a apresentar aos Gestores do Sistema de Saúde (Secretaria Municipal de Saúde, Comissão Intergestores Bipartite, e Ministério da Saúde) avaliações do processo de execução do mesmo de acordo com a seguinte periodicidade:

Trimestralmente – Relatório de atividades do projeto;

Semestralmente – Andamento dos projetos de pesquisa e indicadores de integração curricular a serem definidos no processo de execução do projeto.


Orçamento:



ANEXOS


1. Relação de Disciplinas por Cursos e Períodos com atividades na Atenção Básica.

2. Relação dos Tutores Acadêmicos

3. Relação dos Preceptores das USF

4. Relação dos Estudantes

5. Relação das USF com atividades do PET Saúde UFPE

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