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By Ferramentas Blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PET Saúde - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.






O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.


 
>> Objetivos e resultados

>> Quem e como participar?

>> Parcerias

>> Projetos

>> Monitoramento e Avaliação

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Objetivos e Resultados




Objetivo Geral

O objetivo geral do PET-Saúde é fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema ùnico de Saúde (SUS), caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS.



Objetivos Específicos


- Facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade;

- Institucionalizar as atividades pedagógicas dos profissionais dos serviços de saúde;

- Valorizar estas atividades pedagógicas;

- Promover a capacitação docente dos profissionais dos serviços;

- Estimular a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade; e

- Incentivar o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente.



Resultados Esperados

- Fomento à integração ensino-serviço-comunidade;

- Qualificação/fortalecimento da Atenção Básica em Saúde e da Vigilância em Saúde;

- Desenvolvimento de planos de pesquisa em consonância com áreas estratégicas de atuação da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde e da Vigilância em Saúde;

- Constituição de Núcleos de Excelência Clínica Aplicada à Atenção Básica em Saúde;

- Estímulo para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas públicas de saúde do país;

- Publicações e participação dos professores tutores, preceptores e estudantes em eventos acadêmicos;

- Desenvolvimento de novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, contribuindo para a reorientação da formação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde; e

- Satisfação do usuário SUS.



Quem pode e como participar?



Quem pode participar?

Instituições de Educação Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, que tenham firmado parceria com Secretarias Municipais de Saúde e/ou Secretarias Estaduais de Saúde de todas as regiões do país, selecionadas por meio de Editais publicados pelo Ministério da Saúde. O programa permite a participação de docentes, profissionais dos serviços e estudantes dos 14 cursos de graduação da área da saúde, conforme Resolução CNS nº 297/1.998.



Como participar?

Os Editais nº 12 e nº 15, de 2008, o Edital nº 18/2009, e o Edital nº 7/2010 convidaram as Instituições de Educação Superior – IES, em conjunto com Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, para apresentação de propostas com vistas à participação no Programa. Esses Editais contemplaram projetos para desenvolvimento nos ano letivos de 2009, 2010 e 2011.




Parcerias


As parcerias estabelecidas na formulação, implementação, monitoramento e avaliação do PET-Saúde envolvem o Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGTES/MS; o Departamento de Atenção Básica/SAS/MS; o Departamento de Vigilância Epidemiológica/SVS/MS, o Fundo Nacional de Saúde – FNS/SE/MS; o DATASUS/SE/MS; o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS; o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS; e os Departamentos de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior e de Hospitais Universitários e Residências de Saúde, da Secretaria de Educação Superior - SESU/MEC.


Projetos



Em janeiro de 2010 foram selecionados 111 projetos de 84 IES e 96 Secretarias de Saúde, os quais envolvem 461 Grupos PET-Saúde/Saúde da Família.

Acesse a lista completa das instituições participantes. ( http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/projetos_111_participantes_petsaude2010_2011.pdf )

Em maio de 2010 foram selecionados outros 70 projetos, com a participação de 60 IES, 59 Secretarias Municipais de Saúde e 9 Secretarias Estaduais de Saúde. Estes projetos envolvem 122 grupos PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Acesse a lista completa das instituições participantes.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lista_projetos_selecionados_agosto_2010.pdf )



Monitoramento e Avaliação



Em conformidade com a legislação vigente do Programa, o monitoramento e a avaliação dos grupos PET-Saúde são fundamentados nos seguintes indicadores/diretrizes:

I - Relatório técnico semestral e final das atividades dos grupos PET-Saúde;

II - Participação dos alunos dos grupos em atividades, projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do PET-Saúde;

III - Desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, contribuindo para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde;

IV - Produção de conhecimento relevante na área da atenção básica em saúde, no âmbito da Estratégia Saúde da Família;

V - Planos de pesquisa em consonância com as áreas estratégicas de atuação da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde;

VI - Projetos que contemplem a interdisciplinaridade, a atuação multiprofissional e a integração ensino-serviço;

VII – Projetos que contemplem a interação com a comunidade;

VIII - Alinhamento das atividades dos grupos PET-Saúde a políticas públicas e de desenvolvimento na sua área de atuação (PRÓ-SAÚDE, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Programa TELESSAÚDE Brasil, UNASUS, entre outras);

IX - Publicações e participações em eventos acadêmicos de professores tutores, preceptores e estudantes;

X - Instituição e desenvolvimento de atividades no âmbito dos Núcleos de Excelência em Pesquisa Aplicada à Atenção Básica;

XI - Relatórios de auto-avaliação de estudantes, preceptores e tutores;

XII - Resultados dos processos avaliativos do Ministério da Educação, considerando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES; e

XIII – Inserção de informações atualizadas no Sistema de Informações Gerenciais do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – SIG-PET-Saúde pelos coordenadores dos projetos (no que se refere aos dados cadastrais dos participantes, autorizações mensais de pagamento das bolsas e registros da execução técnica de atividades desenvolvidas).



O Relatório técnico (semestral e final) das atividades dos grupos PET-Saúde, de que trata o item I, deverá ser enviado ao email: petsaude@saude.gov.br e encaminhado ao Ministério da Saúde, para o seguinte endereço:

Ministério da Saúde

Departamento de Gestão da Educação na Saúde

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Esplanada dos Ministérios - Bloco G - sala 725 – 7º andar

Ed. sede - Cep 70058-900 - Brasília – DF

A/C Coordenação PET-Saúde


=> O relatório final de atividades PET-Saúde – ano letivo 2009 (abril/2009 a março/2010) deve ser encaminhado até o dia 10 de maio de 2010 em versão digital, em arquivos texto, para o e-mail: petsaude@saude.gov.br, e pelo correio, para o endereço supracitado.

Acesse o roteiro para a elaboração do relatório final de atividades PET-Saúde – ano letivo 2009.

=> O primeiro Relatório, referente às atividades PET-Saúde desenvolvidas entre os meses de abril e setembro de 2009, deverá ser anexado ao Sistema e encaminhado a este Ministério em outubro/09, até o dia 30.


=> O Relatório deverá descrever as atividades desenvolvidas pelos grupos PET-Saúde, demonstrando em que medida essas ações atendem às diretrizes apontadas nos itens II a X, abrangendo necessariamente:

-Breve contextualização do projeto e dos grupos PET-Saúde aprovados, destacando o número atual de participantes (tutores, preceptores, estudantes monitores e não bolsistas);

-Parcerias estabelecidas e situação da articulação entre a Instituição de Educação Superior e a gestão municipal de saúde;

-Objetivos e Metas alcançados;

-Análise descritiva e avaliação das atividades desenvolvidas: resultados obtidos, avanços, impactos percebidos, dificuldades encontradas e estratégias de enfrentamento para a continuidade das ações;

-Relação atualizada das Unidades Básicas de Saúde e respectivos CNES em que o projeto PET-Saúde está sendo desenvolvido, destacando o processo de integração ensino-serviço-comunidade: situação atual, fortalezas e fragilidades;

-Atividades desenvolvidas no âmbito da Estratégia Saúde da Família; detalhamento do(s) Plano(s) de Pesquisa(s) para Qualificação da Atenção Básica em Saúde;

-Estágio de implantação dos Núcleos de Excelência em Pesquisa Aplicada à Atenção Básica; e

-Estratégias de auto-avaliação e sustentabilidade.

 
 
 

 


FONTE: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1597

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